sexta-feira, 13 de maio de 2011

Feliz ' Sexta-Feira 13

Hoje é a famosa sexta-feira 13. Dia que possui muitas superstições, e que geralmente é recheado com filmes de terror  na TV. Como foi sua sexta-feira 13? Aconteceu algo sinistro? Sentiu algum calafrio? Medo? Aflição? Não? Que tal então sentir agora. Vamos conhecer um pouco mais sobre esta data, e também uma lista com 5 ótimos filmes pra se ver numa sexta-feira de arrepiar.

SEXTA-FEIRA 13

O número 13 por muitos, é considerado de boa sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do Zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de sorte (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.
Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.
As sexta-feiras 13 dos meses de março e abril, são consideradas mais azaradas, por estarem na quaresma.

EVENTOS QUE JÁ ACONTECERAM NA SEXTA-FEIRA 13

  • Mu, terra de nossos ancestrais, foi destruído em uma sexta-feira 13, e esta seria a origem do medo deste dia, segundo o pseudo-historiador James Churchward.
  • 13 de Dezembro de 1968: O governo militar do Brasil decreta o AI-5, que, entre outras coisas, suspendeu direitos e garantias políticas, decretou estado de sítio no Brasil e dava poderes aos militares de fechar o Congresso.
  • O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.
  • A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao filme Alive (Vivos) de 1993 com direção de Frank Marshall (Resgate Abaixo de Zero)
Origens >

A crença de que o dia 13, quando cai em uma sexta-feira, é dia de azar, é a mais popular superstição entre os cristãos. Há muitas explicações para isso. A mais forte delas, segundo o Guia dos Curiosos, seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos.
Mas mais antigo que isso, porém, são as duas versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.ÿ
Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.
A crença na má sorte do número 13 parece ter tido sua origem na Sagrada Escritura. Esse testemunho, porém, é tão arbitrariamente entendido que o mesmo algarismo, em vastas regiões do planeta - até em países cristãos - é estimado como símbolo de boa sorte. O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Assim, na Öndia, o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.



5 filmes para se ver em Sexta-Feira 13

A Hora do Pesadelo



Freddy Krueger  um assassino de crianças que morreu queimado e atormenta os sonhos de todos aqueles que tentam fugir da sua face horrenda. Você nunca mais dormirá. Na verdade se trata de uma série de filmes, que as vezes peca pelo excesso, mas é uma boa dica pra quem gosta de terror escrachante. Nada melhor do que ver  pessosa fugindo do seu pesadelo, ainda mais do pesadelo real, que atormenta seus próprios sonhos.  Fica a dica.

Padre




Um bom filme para ver no cinema que esta prestes a estrear. " Padre" conta a história de uma época em que o mundo foi devastado por uma guerra entre vampiros e humanos, onde um padre vive escondido em uma cidade controlada pela igreja católica.

Pânico 4




A série de sucesso "Pânico" volta com este quarto episodio. Desta vez o filme traz um toque de humor, mesclado ao suspense e ao terror "escrachante", mas com uma boa dose do terror de adrenalina. Com um final meio que "questionável", o filme é uma boa dica pra cidades que ainda o tem no cinema.

Constantine






O filme é uma adaptação do personagem das histórias em quadrinhos John Constantine, protagonista da revista Hellblazer, para o cinema. O filme é estrelado por Keanu Reeves e é considerado um sucesso de bilheteria. O filme que mistura um enredo de terror e ação, traz cenas fortes, onde a possessão demônica e o exorcismo são bem "explicitos". Um ótimo filme pra ver, se você ainda não viu, pois já passou diversas vezes na TV.


Carrie





Bom, tive que colocar um filme do Stephen King, é claro, pois ele é o mestre do terror, e Carrie é um clássico que não pode falta. A noite do baile é de tão forma alucinante, e talvez aterrorizante, que é possivel sentior dó, pena, medo, aflição, afeição, rejeição e raiva de uma mesma personagem, Carrie White, a jovem telicinética que sofre com o bullying e com sua mãe, fanática relogiosa. Ela acumula toda pressão e tudo que sofre durante toda a sua vida, e na noite do baile fa formatura, quando tudo parece perfeito, todos riem dela, e Carrie se torna num monstro. Ótima adaptação de Briam de Palma, e atuação de  Sissy Spacek.


FONTES: Wikipedia.Org

2 comentários:

  1. "Constantine" é demais,é um dos meus filmes favoritos =D
    Um também que é muuito bom é "Os 13 Fantasmas",eu adoro esse filme mas tenho muito medo =P mas isso que é bom né rs'

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post Wil,adorei explicou bem como a sexta-feira 13 é encarada hoje em dia e postou filmes que eu adoro e com certeza fazem por merecer aparecerem nessa lista,destaque para Carrie e Constantine.

    ResponderExcluir